sábado, 24 de junho de 2017

Chromebooks são indicados para seu perfil?

Os Chromebooks são dispositivos um pouco diferentes dos quais estamos acostumados a usar e infelizmente ainda há muita desinformação a respeito destes equipamentos. Há relatos de usuários que compraram estes dispositivos sem ao menos se informar se poderiam instalar programas que estavam acostumados a usar no Windows e acabaram se frustrando por conta disso.

Veja agora o que são os Chromebooks e se este tipo de dispositivo serve para seu perfil de uso antes de comprá-lo.





Algumas vezes as pessoas deixam-se levar pelo impulso e acabam comprando coisas sem levantarem informações mínimas sobre o produto. Já ouvi diversos relatos de consumidores que compraram Chromebooks sem ao menos saber se estes equipamentos atenderiam suas necessidades. Muitos têm a mentalidade tão enraizada no universo da Microsoft que acabam assumindo que todos os computadores são da família Windows e portanto devem rodar, nos Chromebooks, os mesmos programas que estão acostumados a rodar nesta plataforma.

Vamos entender neste artigo o que são os Chromebook e para quais tipos de usuários estes computadores são indicados.

Entendendo o que são os Chromebooks

Os Chromebooks são ultrabooks concebidos pela Google que rodam o sistema operacional Chrome OS. Este sistema é baseado no kernel Linux e utiliza o código aberto derivada do projeto Chromium OS. Diferente do Windows e do Mac OS, o Chrome OS é orientado primariamente para trabalhar na nuvem. Isto significa que suas aplicações rodam, na maior parte das vezes, em servidores localizados na Internet. Não é necessário instalar nada no seu computador e, muitas vezes, os programas que baixamos da Web Store são meros atalhos para algum serviço na Internet.

Os programas desenvolvidos para as plataformas da Microsoft e da Apple não são compatíveis com o Chrome OS e por isso você não conseguirá instalá-los nos Chromebooks, apesar de, em certos casos, ser possível emular programas Windows com o Crossover para Android da Codeweavers.

Os Chromebooks são indicados para seu perfil?

Como vimos acima, os Chromebooks não permitem a instalação de programas das plataformas Windows e Mac OS. Se você é um profissional de ferramentas de editoração gráfica, vídeo ou áudio ou ferramentas CAD, por exemplo, este tipo de computador não é indicado para ser seu computador primário.

Porém, se você é um usuário que passa a maior parte do tempo em um navegador, talvez os Chromebooks possam satisfazer suas necessidades. Faça uma análise de seu comportamento como usuário. Se você passa a maior parte do tempo utilizando ferramentas web, tais como, gmail ou outlook on-line, streaming de áudio e vídeo, editores de texto e planilhas on-line, você é elegível para usar este tipo de computador.

Caso você não se encaixe em nenhum dos dois perfis, ou seja, não é um profissional que exige ferramentas altamente qualificadas, mas utiliza, por qualquer motivo, ferramentas nativas no seu computador, deverá analisar cuidadosamente se a mudança lhe trará benefícios. Existem vantagens de trabalhar em nuvem, principalmente no que se refere a colaboração entre membros de uma equipe, porém a migração deve ser bem estudada.

Durante a sua pesquisa perceberá que muitos programas nativos de outras plataformas têm equivalentes web. Se eles são ou não capazes de substituir os que você está acostumado a usar, dependerá exclusivamente da forma ou do seu grau de utilização destas ferramentas.

Caso você queira testar se seria capaz de substituir seu computador por um Chromebook, poderá fazer um teste simples. Tente efetuar exclusivamente todas as suas atividades no navegador Chrome no seu próprio computador por um período de tempo que você julgar o bastante suficiente para tirar suas próprias conclusões. Se conseguir achar apps que possam suprir suas necessidades de uso e se sentir produtivo com elas, talvez você possa considerar a mudança.

Caso não seja possível encontrar programas web que possam substituir os que você utiliza normalmente no seu computador, ainda há uma outra possibilidade a ser considerada. Diversos modelos de Chromebooks são capazes de rodar apps Androids e é possível que você encontre um app substituto que preencha suas expectativas.

Mesmo que chegue à conclusão que os Chromebooks não são indicados para você, pode considerar indicá-los para alguém. Tenha em mente que cada um tem uma característica diferente de uso. Talvez seus parentes ou amigos tenham necessidades diferentes de você e se adaptem perfeitamente a estes equipamentos. Isto pode até trazer algum benefício para você. Quem nunca teve alguém próximo, não proficiente em informática, que pediu para você dar um pulo na casa dele para resolver algum problema que ele estava enfrentando no computador. Este tipo de situação é quase inexistente em um Chromebook.

Porque considerar os Chromebooks

Os Chromebooks têm premissas básicas: Simplicidade e segurança. A Google projetou o Chrome OS para atender estes requisitos, A inicialização rápida, o longo tempo de bateria, a atualização inteligente, a não necessidade de instalação de programas e drivers e a segurança avançada, os tornam altamente indicados para usuários não técnicos que desejam somente um computador que possam contar a qualquer momento. Porque alguém não gostaria de usufruir destas características?

Muitas pessoas afirmam que podem fazer tudo que um Chromebook faz somente utilizando o navegador Chrome em qualquer sistema operacional. Posso afirmar, com certeza, que elas estão equivocadas e talvez nunca tenham experimentado um Chromebook de verdade. Apesar de poderem rodar todos apps web disponíveis para a plataforma em seus sistemas favoritos, estarão abrindo mão dos benefícios de usar estes dispositivos.

Vale a pena o esforço para trocar de plataforma?

Posso afirmar que a curva de aprendizado é pequena e que rapidamente os usuários se acostumarão ao novo ambiente, mas se você estiver se sentindo confortável na sua plataforma atual e não estiver enfrentando sérios problemas com ela, não vejo motivo imediato para considerar uma mudança.

Mesmo que não seja o momento para trocar de SO, sugiro que você acompanhe o progresso deste sistema. Sua evolução é muito rápida e em determinado momento pode aparecer algum recurso novo que torne a sua vida mais fácil e produtiva.

E você, já trilhou este caminho?

Se sim, comente como foi a sua experiência para que os leitores deste blog obtenham conhecimento mais aprofundado do assunto.


Até a próxima pessoal.

Para ler mais artigos sobre Chromebooks e Chrome OS visite: 
https://chromeosrevolution.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário